4
Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi conduzido pelo Espírito ao deserto durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Ele não comeu nada naqueles dias. Depois, quando foram completados, ele estava com fome.
O diabo disse-lhe: “Se você é o Filho de Deus, mande que esta pedra se torne pão”.
Jesus respondeu-lhe, dizendo: “Está escrito: 'O homem não viverá só de pão, mas de toda palavra de Deus'”.
O diabo, levando-o para cima de uma alta montanha, mostrou-lhe todos os reinos do mundo em um momento de tempo. O diabo lhe disse: “Eu lhe darei toda esta autoridade e sua glória, pois ela me foi entregue, e eu a dou a quem eu quiser”. Portanto, se vós adorardes diante de mim, tudo será vosso”.
Jesus respondeu-lhe: “Vai para trás de mim, Satanás! Pois está escrito: 'Adorarás ao Senhor teu Deus, e só a ele servirás'”.
Ele o levou a Jerusalém e o colocou no pináculo do templo, e lhe disse: “Se você é o Filho de Deus, atire-se daqui para baixo, 10 pois está escrito,
“Ele colocará seus anjos a seu cargo, para guardá-lo;
11 e,
“Em suas mãos eles o levarão para cima,
para não correr o pé contra uma pedra””.
12 Jesus, respondendo, disse-lhe: “Foi dito: 'Não tentarás o Senhor teu Deus'”.
13 Quando o diabo completou cada tentação, ele se afastou dele até outro momento.
14 Jesus voltou com o poder do Espírito para a Galiléia, e as notícias sobre ele se espalharam por toda a área ao redor. 15 Ele ensinou em suas sinagogas, sendo glorificado por todos.
16 Ele veio para Nazaré, onde tinha sido criado. Ele entrou, como era seu costume, na sinagoga no dia de sábado, e levantou-se para ler. 17 Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Ele abriu o livro e encontrou o lugar onde ele foi escrito,
18  “O Espírito do Senhor está sobre mim”,
porque ele me ungiu para pregar boas notícias aos pobres.
Ele me enviou para curar o coração partido, *
para proclamar a libertação aos cativos,
recuperação da visão para os cegos,
para entregar aqueles que são esmagados,
19  e para proclamar o ano aceitável do Senhor”.
20 Ele fechou o livro, devolveu-o ao atendente e sentou-se. Os olhos de todos na sinagoga estavam fixos nele. 21 Ele começou a dizer-lhes: “Hoje, esta Escritura foi cumprida em sua audiência”.
22 Todos testemunharam sobre ele e se perguntaram sobre as palavras graciosas que saíam de sua boca; e disseram: “Este não é o filho de José?”.
23 Ele disse-lhes: “Sem dúvida, vocês me dirão este provérbio: 'Médico, cure-se! O que quer que tenhamos ouvido fazer em Cafarnaum, faça também aqui, em sua cidade natal”. 24 Ele disse: “Certamente, nenhum profeta é aceitável em sua cidade natal”. 25  Mas em verdade vos digo, havia muitas viúvas em Israel nos dias de Elias, quando o céu estava fechado três anos e seis meses, quando uma grande fome invadiu toda a terra. 26  Elias não foi enviado a nenhuma delas, exceto a Zarephath, na terra de Sidon, a uma mulher que era viúva. 27  Havia muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi limpo, exceto Naaman, o sírio”.
28 Todos eles estavam cheios de ira na sinagoga quando ouviram estas coisas. 29 Eles se levantaram, expulsaram-no da cidade e o levaram para o topo da colina onde sua cidade foi construída, para que o jogassem do penhasco. 30 Mas ele, passando pelo meio deles, seguiu seu caminho.
31 Ele veio para Cafarnaum, uma cidade da Galiléia. Ele os ensinava no dia de sábado, 32 e eles ficaram surpresos com seu ensinamento, pois sua palavra era com autoridade. 33 Na sinagoga havia um homem que tinha o espírito de um demônio impuro; e ele gritou com voz alta, 34 saying, “Ah! o que temos a ver com você, Jesus de Nazaré? Você veio para nos destruir? Eu sei quem você é: o Santo de Deus”!
35 Jesus o repreendeu, dizendo: “Silêncio e saia dele”! Quando o demônio o jogou no meio deles, ele saiu dele, não lhe tendo feito nenhum mal.
36 Amazement veio sobre todos e eles falaram juntos, um com o outro, dizendo: “Que palavra é esta? Pois com autoridade e poder ele comanda os espíritos impuros, e eles saem”! 37 News sobre ele saiu em todos os lugares da região ao seu redor.
38 Ele se levantou da sinagoga e entrou na casa de Simon. A sogra de Simon estava aflita com uma grande febre, e eles lhe imploraram que a ajudasse. 39 Ele ficou em cima dela e repreendeu a febre, que a deixou. Imediatamente ela se levantou e os serviu. 40 Quando o sol se punha, todos aqueles que tinham alguma enfermidade com várias doenças lhe trouxeram; e ele impôs suas mãos sobre cada uma delas, e as curou. 41 Demônios também saíram de muitos, gritando e dizendo: “Você é o Cristo, o Filho de Deus”! Reprimindo-os, ele não lhes permitiu falar, porque eles sabiam que ele era o Cristo.
42 Quando já era dia, ele partiu e foi para um lugar desabitado e a multidão o procurou, veio até ele e o agarrou, para que ele não se afastasse deles. 43 Mas ele lhes disse: “Eu devo pregar a boa nova do Reino de Deus também para as outras cidades”. Por esta razão, fui enviado”. 44  Ele estava pregando nas sinagogas da Galiléia.
4:4 Deuteronômio 8:3 4:8 Deuteronômio 6:13 4:11 Salmo 91:11-12 4:12 Deuteronômio 6:16 * 4:18 NU omite “curar o coração partido”. 4:19 Isaías 61:1-2